O FUSCA !

Após muita procura encontrei um fuscão 1972, 15OOcc à venda em Juquitiba SP, exatamente nas condições que eu queria para poder restaura-lo, já que em São Paulo cada vez fica mais difícil encontrar um com valor baixo, sem contar motor e documentação em ordem. Enfim... efetuada a compra e na espera da documentação final, decidi traçar os detalhes do projeto.
Como não sou um PURISTA não vou faze-lo original, pois não tenho a pretensão da placa preta de colecionador, muito menos um todo tunado cheio de exageros, a idéia é um mix de esportividade ao estilo HOT VOLKS mas mantendo a linha clássica dos anos 70 com interior em madeira etc... sendo assim decidi dividir o projeto em quatro fases após o desmonte: FASE 1= chassis e suspensão, FASE 2=funilaria e pintura, FASE 3= motor e câmbio, FASE 4=estofamento e acessórios, e aqui do sítio Santa Rita em Juquitiba SP damos início a essa transformação quarenta anos após sua fabricação.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FASE 1 CHASSIS e SUSPENÇÃO

fase 1        



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  Detalhe da quantidade de barro impregnado no câmbio

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Câmbio
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Tai o motor  1500cc   aprox.75 cavalos a ar, na esper de uma reforma.


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Chassis ja desmontado sobre a bancada sendo raspado


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Remoçao da camada protetora do tunel  (manta)


fase 1       

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Facão traseiro


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Algumas peças novas como dutos de fluídos, flexíveis e coifas.

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Peças novas relacionadas ao sistema de freio

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Coxinhos originais do facão traseiro

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Para um perfeito acoplamento de rodas com um diâmetro maior (aro 17) foi necessário fazer uma nova furação 4x100 nos discos dianteiro e traseiro

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Ai está o chassis já com assoalhos novos e pintado

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Foram trocadas também as bandeijas e o chapéu de napoleão

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O chassis recebeu uma camada de Ferrox anti oxidação em seguida foi emborrachado (quebra pedra) e por último foi pintado na cor cinza Escannia alto brilho

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Suspensão nova pronta para ser fixada no chassis

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Suspensão já acoplada ao chassis

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Detalhe da caixa de direção também fixa

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Regulagem provisória das barras de suspensão ambas novas

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Suspensão toda montada, os velhos amortecedores serão mantidos e só serão substituídos após a colocação das novas rodas para uma regulagem ideal

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Colocação do câmbio já restaurado junto ao chassis

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O Zé é o cara!

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O câmbio foi pintado cm tinta especial para alta temperatura

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Detalhe da nova coifa ainda sendo regulada

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Cãmbio pronto para receber o motor.

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Panelas traseiras.

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Discos dianteiro.

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Burrinho mestre instalado com dutos de freios dianteiros

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Disco dianteiro instalado junto com pinças de freio em amarelo

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Detalhe da nova furação 4x100

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Detalhe da pinça de freio

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Panela de freio traseiro

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Manta asfáltica anti ruido já colocada sobre o assoalho

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O túnel também recebeu uma cobertura

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Muita cola, estilete e maçarico para dar forma

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Detalhe do cabo terra da bateria

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Ductos flexíveis novos já instalados.

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Amortecedores novos, traseiros originais do fusca e dianteiros do Chevete com pequenas adaptações.


VW 1972

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Pelas consultas que fiz, essa foi a melhor indicçao e nao ficou ruim nao. abç.

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  2. As coifas do semi-eixo estão instaladas de maneira incorreta. A emenda cria um ponto duro onde não existe flexibilidade, a coifa não funciona corretamente e deve durar bem menos tempo. O correto é para traz com a emenda na horizontal, conforme recomendado em manuais de manutenção VW (Haynes etc). As pessoas se preocupam com vazamentos e não entendem como a coifa funciona.

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  3. Boa noite. como você fez a regulagem das coifas do câmbio ? vi que as suas ficaram com uma abertura no lado maior. As minhas tbem ficaram assim só que não consegui fechar. Abraço a Grato - Douglas doalberine@hotmail.com (11)974499827

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  4. Como faço para recuperar a haste truncada onde fixa o motor do fusca?

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  5. quanto as coifas devem ficar com as aberturas para traz na horizontal, tendo assim maior flexibilidade e ajuste, as minhas conforme a foto foram retificadas.

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  6. Olha vai depender do estado que se encontra a sua, se estiver muito torta fica difícil..

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  7. Ola Evandro, Saberia me falar exatamente a marca tinta do cambio. Valeu.

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  8. Evandro foi o Ze que fez todo o serviço? Onde posso encontra-lo?

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  9. Ficou muito bom; mas falando francamente quanto isto acabou custando eu sei que gosto vai além de valores mas se fosse para mensurar em dólares quanto ficou todo o serviço inclusive a mão de obra.

    Ass: Julio Cezar

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